A SOBRAPI lança um posicionamento inédito sobre os riscos da desinformação nas redes sociais aplicada à Periodontia. O editorial, publicado no Brazilian Journal of Periodontology, analisa criticamente cinco alegações equivocadas que têm circulado no meio digital — envolvendo cálculo dental, instrumentação subgengival, anestesia, cirurgia periodontal e higiene interdental.
Baseado no Guia de Prática Clínica EFP/SOBRAPI, o texto reafirma os pilares da prática baseada em evidências e esclarece quais condutas realmente sustentam o sucesso no tratamento da periodontite.
Mais do que um alerta, este editorial é um convite à reflexão: qual o impacto da informação distorcida na rotina clínica e no cuidado de nossos pacientes?
Leia o artigo completo e fortaleça sua atuação com conhecimento validado pela comunidade científica internacional.
Excelente o posicionamento da SOBRAPI. Já estava passando da hora de manifestar. Ano passado fiz uma palestra em uma instituição de Odontologia a respeito do assunto. Esse tipo de posicionamento deve ser constante pois a onda de desinformação é frequentemente nas mídias sociais. Parabéns!
Vim ler o documento porque me disseram que era direcionado a professora Dra Cristina Miura, da qual sou aluna com muito orgulho. Ela tem todo meu respeito e admiração. E quem julga seu nobre trabalho, através de frases rasas , é porque não conhece o seu trabalho incansável de trazer a Periodontia para o dia a dia do dentista, de forma espetacular. Quem é seu aluno, jamais vai atacá-la , porque sabe que o que ela ensina é em profundidade. Quem maratona as aulas, participa das mentorias e das imersões , sabe do seu trabalho sério. É uma das pessoas mais raras que eu conheço. Dedicada a salvar dentes, cuidar de pessoas, ensinar de forma incansável, uma Odontologia séria, de respeito. Uma professora exemplar!
Aliás a transformação que ela trouxe para nossas vidas, foi gigante.
Ela soube valorizar os cuidados básicos, colocou todo mundo para sondar pacientes, individualizar os tratamentos, conseguimos 100% de adesão dos pacientes ao programa de cuidados periodontais. É um trabalho lindo! A Odontologia precisava de uma pessoa assim: corajosa, forte e destemida .
Criou uma comunidade fortíssima de Dentistas unidos por um propósito maior : cuidar de pessoas e Salvar Dentes. E isso ninguém vai conseguir impedir. Na última imersão em SP lotou o auditório, mais de 20 horas de atualizações científicas, apresentadas de forma incansável para que todos tenham acesso ao conhecimento que ela traz dos maiores congressos mundiais.
Sinceramente essa entidade ao invés de atacá-la ,deveria ouvi-la . Chamá-la para um debate aberto e franco. Ao invés de atacá-la, deveria combater a Odontologia que destrói Dentes! Deveria escrever um documento para combater quem condena Dentes pra vender implantes! Quem taca broca em dentes saudáveis e gera iatrogenias nos tecidos periodontais. Isso sim seria uma causa nobre.
Agora cá entre nós, atacar a Dra Cristina Miura? A pessoa que faz multidões de Dentistas se apaixonarem pela Periodontia de todos os dias? A pessoa que nos ensina a transformar vida das pessoas que tinham os dentes condenados e foram salvos por dentistas apaixonados por uma Odontologia ética?
Sinceramente, o mundo está doente.
Professora Cristina Miura, que Deus te abençoe e te proteja! Porque seu propósito é maior do que tudo isso.
Pode ter certeza, que seus alunos só tem gratidão por tanto.
E seu trabalho só vai crescer. Cada vez mais e mais dentistas que Salvam Dentes vão se juntar para divulgar e realizar essa Odontologia de referência.
Agradecemos o seu comentário. Gostaríamos de esclarecer que o posicionamento emitido pela SOBRAPI não se refere a nenhuma professora em particular. Trata-se de uma manifestação institucional, voltada a questões gerais relacionadas à nossa área de atuação, e não direcionada a pessoas específicas. Reforçamos nosso respeito a todos os profissionais e professores que contribuem para o ensino e desenvolvimento da Odontologia.